Garoto de 17 anos é preso por usar o Twitter pra roubar bitcoins!

Graham Ivan Clark, um garoto de 17 anos, foi preso na última sexta-feira (31). Ele, junto de mais duas outras pessoas, organizaram um grande golpe que ocorreu no Twitter no dia 15 de Julho. Na ocasião, eles invadiram e usaram perfis de celebridades e marcas famosas. Utilizando o nome de outras pessoas , publicaram uma série de tweets com a mesma frase: “Estou me sentindo generoso por causa da Covid-19, mande bitcoins para esse endereço e eu vou mandar de volta em dobro”.

Algumas das contas usadas para aplicar esse golpe foram a da Apple, do Elon Musk e do Bill Gates, entre outras, como a do Joe Biden, um candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata. Todas essas contas foram utilizadas para mandar mensagens enganosas, prometendo que devolveriam o dobro do dinheiro que fosse doado, claro, os Bitcoins enviados para aquela carteira, nunca voltaram. As mensagens foram usadas para um golpe com a criptomoeda.

Essa facilidade em invadir diversos perfis de uma vez só levantou vários questionamentos acerca da segurança do Twitter, visto que o hacker teve acesso a uma “chave-mestre”, o que possibilitou a ele apropriar-se do perfil de qualquer usuário verificado, escrevendo e agindo da maneira que quisesse, usando para tal o nome de terceiros. A credibilidade do Twitter foi fortemente abalada, e o mercado não gostou nada: As ações do rede social caíram fortemente no dia do ataque.

Vale ressaltar a velocidade em identificar o Hacker, que em poucas semanas foi reconhecido e preso, enquanto normalmente esse procedimento demora meses, algumas vezes até anos. Na verdade, já estavam atrás dele antes do ocorrido, ao encontrarem o Clark, apreenderam também cerca de 700 mil dólares ( um pouco mais de 3 milhões e meio de reais) em Bitcoins. A eficiência em prendê-lo se deve em parte porque ele já tinha processos criminais por acesso ilegal a computadores e fraude, mais de 30 passagens em menos de 18 anos.

É importante lembrar que o Bitcoin foi uma ferramenta para o golpe, não o golpe em si. Ele seria como uma arma, uma faca ou qualquer outro instrumento que pode ser usado de forma errada, mas não é o erro em si. Assim como uma arma não mata ninguém sozinha, Bitcoin não rouba ninguém sozinho. Pessoas mal intencionadas se utilizam dele para fins errados por ser irrecuperável.

Tal acontecimento traz à tona outro ponto importante: Por que o Bitcoin é escolhido para esse tipo de golpe e por que isso (mesmo que não pareça) é uma coisa boa? O Bitcoin é uma moeda segura, digital e anônima, que nenhum governo pode interferir ou roubar, e as transações são realizadas de forma Peer-to-Peer, isto é, as são feitas de pessoa pra pessoa. Descartando a necessidade de intermediários e pela forma do processo ocorrer de forma completamente descentralizada, não precisando de um terceiro de confiança,como um banco.

Por isso ele é usado para golpes, não existe a possibilidade de alguém pegar seus Bitcoins de volta, mas isso é bom pois as pessoas que usam de maneira correta podem dormir tranquilos sabendo que nenhuma máfia (estatal ou não) vai pegar seus preciosos satoshis.

No entanto, o preço de ser seu próprio banco, de sua liberdade, é estar sempre vigilante, tomando as devidas precauções para manter seu dinheiro seguro, pois se não o fizer, ninguém vai fazer, ninguém vai te ressarcir de possíveis golpes.

Aqui vão algumas dicas simples que podem ter poupar muita dor de cabeça e manter seu dinheiro seguro. Em primeiro lugar, tome cuidado com carteiras para celular, elas são muito práticas mas podem ser pouco seguras. Então deixe pouco dinheiro lá, só a quantia que você vai transacionar no dia a dia, e guarde o resto em um ambiente seguro e controlado, afinal, você não anda com todas suas economias no bolso. Também nunca diga sua senha pra ninguém, lojas nunca vão te pedir a chave para acessar sua carteira e lembre-se de não acessar sites duvidosos, além de manter sua carteira sempre atualizada.

O Bitcoin é uma arma poderosa, pode ser usada contra a tirania, governos e suas medidas, mas deve-se ter muito cuidado para não cair em golpes, pois não existe almoço grátis e ninguém vai te mandar dinheiro do nada, por isso nunca envie criptomoedas para pessoas que prometem ganhos exorbitantes, estude antes de fazer qualquer investimento, não existe lucro garantido.

FONTE: ANCAP.SU (VISÃO LIBERTARIA)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: